Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Empreendedorismo da Marginalidade


Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico é um texto que se trata da esfera capitalista e seu contexto, sendo marcado por antíteses. Assim como no filme Straight Outta Compton, o qual retrata a realidade de jovens negros norte americanos, protagonizado por Dr, Dre, na cidade de Los Angeles. No filme mostra os paradigmas e as barreiras a serem quebradas por eles e a luta deles contra a desigualdade racial e a imagem suposta de que os negros são marginais e bandidos.

Assim, associado à ideia de Marx e Engels, eles são um abstrato da sociedade, e apenas conseguirão conquistar seus objetivos na luta, o que os proletariados também tem que fazer para conseguirem ter o controle do Estado para que este seja dissolvido. Nisso, eles criam o grupo de rap: NWA (niggas with attitude / negros com atitude), para que toda essa camada negra se juntasse e se mobilizasse contra essa discriminação.

            Nessa época, década de 1980, e até hoje, os EUA é marcado por grande discriminação racial, porém, não apenas isso, a comunidade negra é dividida entre duas grandes gangues, os Crips (azul) e os Bloods (vermelho), os quais são rivais até hoje. E com esse movimento, Dr. Dre e seu grupo consegue unir toda a comunidade negra de Los Angeles, inclusive as gangues, para que acabasse com esse tabu.

            E assim é desconstruído a imagem do negro norte americano, mudam a realidade desses e é conquistado a fama dos integrantes do grupo, que eram: Easy E, Dr. Dre, Ice Cube, DJ Yella, MC Ren e Arabian Prince. Porém, a antítese permanece, a classe dominante continuou prevalecendo, com a diferença que essa classe passou a ver o rap como fábrica de dinheiro e talento desses marginalizados. E a maioria da população negra norte americana ainda é associada às gangues, mas não são mais julgados e abordados com tanto fervor como naquela época.


Paulo César de Oliveira Borges - 1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário