Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 9 de agosto de 2016

As intituições e o seu papel na sociedade

Quando uma pessoa nasce, toda uma sociedade com os seus conceitos e regras já estão formados. Na maioria dos casos, cabe a família, a escola e outras instituições passarem os valores daquela sociedade. As instituições desenvolvem um papel de destaque na formação de uma pessoa.
A sociedade tenta moldar as pessoas de acordo com os valores defendido por ela. Buscam manter uma coesão de pensamento e sobretudo punir aqueles que ameaçam os seus valores. A instituição política, por exemplo, é uma das que buscam através da criação de leis, em algumas sociedades, impor castigos contra aqueles que desafiam as regras estabelecidas.
Com o enfraquecimento da esquerda no plano político, sobretudo após o desdobramentos da crise política instalada no Brasil, projetos de lei como "Escola sem partido" (Que limita o que o professor pode falar dentro de sala) e o "Estatuto da Família (Que define como família aquela formada exclusivamente entre homem e mulher) ganham força e mais do que isso, tentam impor valores e maneiras de agir que são exteriores ao individuo (Fato Social).
Por conta da pressão exercida por algumas instituições, a diversidade de pensamento e também a liberdade de expressão estão em constante ameaça. 

Renan Batista de Carvalho
1º ano - Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário