Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de abril de 2016

Positivismo no Brasil

August Comte e sua filosofia positivista foram, sem dúvida, grandes influenciadores na política brasileira. No processo da consolidação da República Brasileira, as Forças Armadas estamparam na bandeira brasileira (maior símbolo nacional) o lema positivista: “ordem e progresso”.
Getúlio Vargas, em seu governo, baseou-se na política positivista para implementar as mudanças no país. O investimento nas indústrias de base, obrigatoriedade do ensino básico, intervenção estatal e o nacionalismo patriótico seguiam a lógica positivista de “Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim”.

Atualmente, podemos notar uma clara presença do pensamento positiva no sistema de ensino brasileiro. A organização das carteiras em fileiras, a valorização da área de exatas, o desprezo pelas artes cênicas e música etc. são indícios de um método pautado no desenvolvimento industrial.  Porém, esse conhecimento mecanicista pautado na ordem e progresso não desperta um pensamento crítico e racional. A filosofia, que Comte criticou em sua obra, possui uma importância muito grande para o desenvolvimento do pensamento racional que, de alguma forma, contribui também para o desenvolvimento da sociedade.

João Raul Penariol Fernandes Gomes - 1º ano Direito Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário