Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Positivismo na atualidade

     Augusto Comte, filósofo francês nascido no fim do século XVIII, foi o principal teórico e defensor do positivismo. A filosofia positiva baseia-se no estudo da sociedade como ela é de fato, e não como ela deveria ser idealmente. Ao estudar a sociedade, o positivismo visa entende-la e controla-la, a exemplo do que as ciências naturais fazem com a natureza. Comte desenvolveu a teoria dos três estados, na qual ele defende que as sociedades humanas passam por três estágios de desenvolvimento ao longo da história. O primeiro estágio seria o teológico, no qual as pessoas buscam todas as respostas na religião. O segundo estágio seria o metafísico, que na visão de Comte seria apenas uma evolução do estágio teológico. O terceiro e último estágio seria o positivo, que para Comte marcaria o amadurecimento do espírito humano. No estágio positivo a ciência seria a fonte das respostas.
     É impossível ignorar a grande influência das ideias de Comte e do positivismo na sociedade brasileira. O lema estampado na bandeira nacional “Ordem e Progresso” é um lema positivista, uma vez que Comte defendia que a sociedade possui leis invariáveis, sendo uma delas estática, responsável pela manutenção da ordem e outra dinâmica, que levaria ao progresso. Outra influência direta do positivismo em nossa sociedade está na valorização do trabalho. Comte defendia que o trabalho traria honra e dignidade para o trabalhador, e dessa forma qualquer trabalho seria digno de reconhecimento. Essa influência pode ser facilmente notada ao se analisar a forma negativa como pessoas desempregadas são usualmente tratadas, e também na valorização da figura do “trabalhador” em detrimento da imagem do “vagabundo”.

     O positivismo é alvo de várias críticas na atualidade, sendo uma das principais a que defende que a filosofia positiva é usada como forma de manutenção da ordem social e econômica vigente, marcada por grandes desigualdades e injustiças. Pode-se dizer que o saber positivo, ao defender a ordem e reforçar o gosto pelo trabalho, contribui para a aceitação dos “lugares sociais”, ou seja, reforça preconceitos e desigualdades e atende aos interesses das classes sociais dominantes. 

Rafael Carpi Baggio 1° ano de Direito (diurno)


Nenhum comentário:

Postar um comentário