Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 16 de abril de 2016

Positivismo e sua moral e honra

Augusto Comte, filósofo francês, fundador do Positivismo e grande desenvolvedor da filosofia positivista (que obteve como precursores Bacon e Descartes), possuía seu núcleo de pensamento baseado na reorganização da sociedade através da reforma intelectual do homem, chegando neste fim por meio de novos hábitos de pensar que estavam de acordo com a respectiva ciência de seu tempo.
Por esta razão, Comte estruturou seu sistema em torno de três temas básicos. O primeiro denomina-se filosofia da história, sendo sintetizada na lei dos três estados que analisa o desenvolvimento das ciências e do espírito humano por meio de três estágios: teológico (explicação divina), metafísico (dissolução do teológico e explicação através da argumentação) e positivo.
No estado positivo, a observação é dada como ponto central, porém, sem que o empirismo seja puro e sua filosofia marca o amadurecimento do espírito humano e possibilita a vida prática em comum entre os homens.Como propriedades fundamentais da proposta positivista, incorporada na sociedade brasileira através do movimento republicano e do lema presente na bandeira nacional, tem-se a ordem (estática) e o progresso (dinâmica), Comte afirma que só há progresso da sociedade se houver ordem, sendo este último conceito possuidor de um caráter hierárquico.
Outro aspecto comtiano é a relação de comportamento do homem com o meio em que está inserido, sendo a sociedade um "corpo vivo em que cada parte deve exercer sua função", podendo, através dessa analogia, realizar a afirmação de que um elemento desagregador é altamente nocivo para o bom funcionamento. Neste aspecto, Comte diz que o trabalho é o elemento que insere o indivíduo na sociedade e é a grande engrenagem do sistema, sendo digna qualquer espécie deste, estabelecendo a linha temporal de moral-trabalho-dignidade-distinção-honra.
Augusto Comte, afirma que uma política popular só é possível por meio da adequação desta ao Positivismo, que substitui o eu pelo conjunto, possuindo seu aspecto social e humano.

Aline Bárbara de Paula Coleto - 1º Direito - Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário