Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de abril de 2016

Positivismo e a romantização da ciência

Comte foi um filósofo francês, considerado fundador da Sociologia e do Positivismo, considerado por alguns como a corrente ideológica do progresso. Comte propunha reformular a sociedade para que se obtivesse ordem e progresso, sendo defensor de uma completa reforma intelectual na humanidade.


No positivismo, uma teoria só é considerada correta se comprovada por meio de métodos científico, assim, seus defensores não consideram os conhecimentos ligados às crenças, superstições ou qualquer outro conhecimento que não possa ser comprovado cientificamente. O conhecimento científico possuiria três estágios, o teológico, o metafísico e o positivista, sendo este o que traria o máximo aproveitamento da capacidade humana, embora não exclua a importância dos demais conhecimentos como base para que o positivismo fosse possível. 

Assim, embora não desconsidere outras formas de conhecimento, a teoria positivista promove uma romantização do conhecimento científico, dando à ciência uma onipotência ainda não comprovada e extremamente presente nos dias atuais.  Ciência, que, embora apresente um caráter de solução de problemas, também os cria, em meio as tentativas de solucioná-los ou em busca do progresso tão valorizado por tal corrente. 
Camilla Bento - 1° Ano de Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário