Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de abril de 2016

Positivismo contraditório

Auguste Comte é considerado o pai do positivismo, teoria a qual nasceu em uma época na qual os homens saiam do campo para trabalharem nas fábricas, ou seja período que foi fortemente influenciado por ideais iluministas, e que emergiu a sociedade industrial. Essa nova forma de se pensar coloca como um dos seus pontos o de apoio a ideia de que a ordem gera o progresso, e que o progresso é fundamental para ordem. 

Contudo o positivismo também traz uma nova moral, a qual tem como eixo central o trabalho, dessa forma entedia-se o trabalho como uma honra, fato o qual foi de suma importância para sociedade que burguesa, que via a chegada de uma nova era, a era da sociedade de mercado. Todavia, o positivismo também pregava uma moral profundamente social e humana, que negava o eu pelo social. 

Dessa forma, pode-se perceber um certo paradoxo presente na nova corrente filosófica, uma vez que pregava o trabalho como necessário, mas também pregava uma harmonia social, já que foi através da super valorização do trabalho que começou a emergir uma sociedade individualista, que busca seus benefícios próprios e coloca o eu frente ao social, assim podemos entender que o trabalho que era uma forma de se alcançar a ordem e assim ter o progresso, pode ser considerado como um dos fatores que geraram o caos na sociedade atual, pois trouxe ao homem o individualismo, a avareza, entre outros aspectos que desviam a ordem como um todo e acabam por vezes atrasar o progresso humano 

Aluna: Pietra Bavaresco Barros - Direito diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário