Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de abril de 2016

Ordem e progresso: a teoria que permanece ''enraizada'' na sociedade

          Comte é considerado o pai do positivismo por trazer ideias novas em um período de mudanças políticas, econômicas e sociais. Ele é extremamente inovador para a sua época, pois propõem pensamentos que ultrapassam a compreensão metafísica. Além disso, o autor também analisa a sociedade pelo que ela é (real) e não pelo que se espera dela (irreal). É através dessa dualidade que se fundamenta a teoria positivista.
          O positivismo, então, serviria como base para que houvesse uma reorganização social e, também, uma mudança na educação, para que essa passasse a valorizar mais as ciências. Outro conceito muito importante desse pensamento é a estática (ordem) e a dinâmica (progresso). Aquela é condição fundamental para o progresso, porque permite a possibilidade de ação. Esta, torna a ordem possível, já que é, efetivamente, a ação. Nesse sentido, devemos citar que as ditaduras sofrem muita influência do positivismo, devido a imposição da ordem através da força e, além disso, elas contrariavam a "ilusão quimérica" do liberalismo. É fundamental pensar na ordem da sociedade considerando a função de cada parte dela. Caso haja desvios em alguma dessas tarefas, há, também, a desordem e a intensificação dos conflitos.
          Comte considera a moral como algo fundamental para a sociedade. Isso porque ela mantém uma coesão, ou seja, permite a fiscalização do homem pelo próprio homem. Entretanto, a moral positivista era social e não religiosa, já que esta visa somente o individual e, aquela, enfatiza no coletivo. O trabalho, por sua vez, é elemento componente da moral, pois é ele que torna o homem honrado. Por isso, para os positivistas, toda forma de trabalho é considerado digno. Essa ideia é muito forte na nossa sociedade atual, que vê no trabalho uma forma de dignificar o homem e de obtenção de orgulho e reconhecimento. A "harmonia social" dá-se através da moral e a "felicidade real" só é alcançada pela honra, independente da posição social.
          Nota-se que esse pensamento é  muito presente na atualidade. Isso mostra o quanto o positivismo perpetua nas sociedades. Esse, então, é o maior desafio a ser enfrentado, pois dificulta o rompimento dessas ideias.

Mariana Smargiassi - Primeiro ano de Direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário