Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

O positivismo no território brasileiro

Auguste Comte foi o fundador da filosofia positivista, que teve inicio no século XIX. 
O positivismo é uma filosofia baseada na observação empírica e considera que o único conhecimento útil é o científico, descartando todas as religiões e fatos não comprováveis. 
Comte acreditava que a sociedade só pode ser reorganizada através de uma reforma intelectual do homem, assim se estabeleceria a filosofia positivista, e após isso, uma nova classificação e fundamentação baseada nessa nova forma de pensar e logo mais uma reforma prática das instituições.

É curioso notar tamanha influência que o positivismo teve no Brasil, por exemplo, na bandeira brasileira existe uma frase de inspiração positivista, o decreto de feriados e a separação entre igreja e estado, a valorização de disciplinas ligadas a áreas de cálculo também são características positivistas. 

Mas o positivismo está muito além disso, ele está nas entranhas do povo brasileiro. Na sua filosofia, Comte dizia que cada membro da sociedade tinha um papel definido, uma função e é nítido de como conseguimos levar isso à serio, como é chocante uma mulher ganhar mais que seu marido, sendo que este deveria ter a função de "sustentar o lar", ou até mesmo uma mulher optar por não ter filhos, sendo que na sociedade é o papel da mesma ser mãe, ou quando um negro entra em uma universidade publica, seus colegas não estão preparados para recebê-lo e isso gera casos e mais casos de racismo disfarçado de argumentos como "o aluno cotista não consegue acompanhar o rendimento da turma", entre muitos outros exemplos que se pode dar de como a sociedade brasileira está ligada ao positivismo.


Barbara Moreira Ortiz - 1º ano Direito Matutino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário