Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Comte, positivismo e sua aplicação na sociedade.


Foi o filosofo francês August Comte quem criou a corrente Positivista. Nela há uma sistematização das relações contidas na sociedade, colocando como prioridade o estudo das ciências.
O lema positivista "ordem e progresso" contido na bandeira brasileira é a base do pensamento do autor. Para ele, um Estado deve ser organizado para que se possa atingir um nível constante de progresso.
A analogia feita por Comte ao corpo humano traduz bem o pensamento positivista de que uma sociedade só progride se todos o "órgãos" estiverem em perfeito estado, cumprindo plenamente suas funções.
 Se pensarmos na sociedade brasileira dividida em setores da saúde, da educação e da segurança veremos que ela não se encontra em progresso, uma vez que estes não estão cumprindo suas funções como deveriam. 
Podem ser feitas inúmeras analogias que confirmem o pensamento. Um carro só anda se todas suas peças estiverem funcionando. No entanto há uma hierarquização de importância na qual são fundamentais em carros e no corpo humano mas que na sociedade acaba gerando desigualdade. "A progressão só é alcançada com a ordem". 
A corrente positivista de Comte nos leva a refletir: em uma sociedade estratificada, o pobre sempre deverá ser pobre para garantir a ordem e se alcançar o progresso?

João Eduardo Andrade Pereira (1º ano direito noturno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário