Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Comte e a Valorização do Positivismo

     Auguste Comte é um filósofo positivista, progressista e reformista. Um dos seus princípios básicos é aplicar os métodos usados nas ciências físicas aos estudos dos fenômenos sociais.
     Para Comte a sociedade deve ser organizada dentro de um conhecimento científico, que evoluiu em três estágios, o primeiro: teológico- que corresponde ao periodo de obediência aos dogmas da igreja, o segundo: metafísica- que tem como função romper com o primeiro estágio, através do desenvolvimento matemático e do estudo da natureza e o terceiro: o estado positivista- no qual o homem abandonava toda a crença anterior para buscar o relacionamento entre as causas dos fenômenos mediante a razão e experiência.
      Essa teoria de Comte possibilitou uma maior valorização do estudo das ciências humanas e foram as bases para diversas conquistas da modernidade. No entanto várias questões abordadas pelo filósofo talvez não em sua época, mas atualmente, não condizem com a realidade, por exemplo, em relação a propriedade privada, Comte acredita que ela é fundamental para o progresso e uma tendência positiva,sendo consequência do acréscimo de riqueza material que provoca o aplicar a ciência a produção.
      Em relação a sociedade industrial o autor acredita que não existe uma separação entre trabalhador empresário, sendo um sistema pacífico que harmoniza todos os interesses da sociedade.
      Soma-se a isso, o conceito de liberdade- Para Comte o homem não é livre por natureza e esse não é um fim último do homem. Pois para ele é indispensável que o homem não seja livre para chegar ao nível mais alto do conhecimento.  
    Diversas teorias de Comte vão de encontro as de filósofos como Marx e Rousseau, que acreditavam que a propriedade, a indústria e a falta de liberdade, levam o homem a desigualdade social e ao caos.
      Portanto a estratégia  de Comte de buscar o conhecimento positivo pode ser boa se o que se busca é ter o melhor conhecimento a respeito do mundo, mas isso não siginifica que todas as suas teses tenham que ser contempladas. 


Jéssica Xavier 
Direito Noturno 
          
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário