Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Auguste Comte e a conjuntura atual brasileira

Auguste Comte é considerado pai do positivismo, onde criticava o modo de pensamento religioso e a religião em si, afirmando ser o estado teológico. Porém, com o desenvolvimento de seu pensamento, acaba tornando a filosofia positiva uma religião para ele.  A base do pensamento físico social é em torno do estado teológico, metafísico  positivo. E a partir disso, desenvolve duas leis fundamentais: a primeira é a estática, que são condições orgânicas de que dependem determinadas funções, basicamente é a aptidão para agir; e a segunda é a dinâmica, que  é a marcha efetiva do desenvolvimento humano (ação efetiva).
Analisando com a conjuntura atual com o pensamento positivista percebemos uma sociedade preconceituosa e conservadora para certos assuntos, como homofobia e aversão à união homoafetiva. Uma sociedade a qual as pessoas apenas se importam com sua “função” social, e quem comete um crime, desanda do “princípio” da sociedade é julgado vagabundo, marginal, entre outros.

Também, analisando a partir de um pensamento positivista e progressista, afirma que precisam de uma ordem social, e consequentemente, criam uma ilusão quimérica para uma moral universal e terem uma harmonia social atrelado ao seu papel na sociedade. Mas seria certo continuar esse pensamento para ter um certo desenvolvimento social e na economia, mesmo com o atual senário político brasileiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário