Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A teoria positivista no Brasil

Augusto Comte, filósofo francês, foi criador do pensamento positivista onde segundo sua teoria a sociedade passava por 3 estados. O estado teológico prima pela explicação dos fenômenos baseando-se na crença de divindades ou entidades sobrenaturais, no estado metafísico reúnem-se esforços para o entendimento desses fenômenos de uma maneira mais racional, atribuindo-se, assim, a argumentação em detrimento da imaginação, o terceiro estado, o positivista, caracteriza-se pela observação das relações entre fenômenos, o estado positivista coloca as ciências existentes como forma de se investigar a realidade a sua volta.

Apesar de a bandeira brasileira conter o lema do positivismo, pouco se segue do positivismo no Brasil,  a revolução intelectual que Comte defendia, para depois haver uma revolução nas instituições da sociedade, nunca ocorreram, o Brasil ainda é também um país extremamente religioso e muito de seu povo tem um fideísmo gigantesco em sua religião. Mas há certos pontos que influenciam o nosso país como a valorização ao trabalho.

A teoria positivista recebe duras críticas atualmente, e é importante se estudar essa corrente filosófica. Afinal, ela foi uma das responsáveis pela  instauração da república no Brasil.


Victor Felipe de Castro 1º ano - (noturno)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário