Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A ordem na Física Social e o progresso na Ciências.

     Auguste Comte é o fundador do pensamento denominado positivismo e da sociologia tendo como o intuito a interpretação e o controle da sociedade pela ciência,que naquela época vivia uma grande agitação social,politica,tecnológica e econômica causado pelas revoluções.
     Na forma positivista existem 3 tipos de estágios na sociedade sendo o Estado positivo o ápice e o Estado teológico o menos desenvolvido,esse pensamento influenciou posteriormente o neocolonialismo na Africa no seculo XIX e o etnocentrismo europeu.  
     Para Comte a ordem na sociedade era estabelecida pela Física Social ,onde cada cidadão tem seu lugar definido e se certo individuo quebra ou vai contra a moral estabelecida por essa ordem,ela deve ser excluída pois traz desequilíbrio a sociedade,como por exemplo as minorias sociais/raciais/religiosa que atualmente são marginalizadas.
     Sendo importante por ser o primeiro a pensar e tentar entender a sociedade em vários aspectos Auguste Comte foi representante do pensamento vigente da época sendo influenciado principalmente pela Revolução Industrial que mudou as relações entre o individuo e o coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário