Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 15 de abril de 2016

A Filosofia Positiva de Comte



     Auguste Comte, filósofo francês, é considerado criador do positivismo, uma corrente filosófica, política e científica que teria influência em grandes acontecimentos posteriores em relação à seu criador. Sua principal obra é o "Curso de Filosofia Positiva",  no qual ordena as ciências segundo sua complexidade, e tem como um de seus alicerces a Lei dos Três estados.
     Segundo esta lei, a história humana pode ser dividida em três distintos estados, sendo estes o teológico, o metafísico e o positivo. No primeiro, todos os fenômenos seriam explicados a partir da vontade divina. Tal estado é dividido em outros três, o animismo, o  politeísmo e o monoteísmo, cada qual tendo breve variação em relação ao outro. No estado metafísico, a descrença em um Deus faz com que se considere a existência de relações de origem desconhecida dentre as coisas, e os fenômenos são, portanto, explicados por forças misteriosas. Por fim, no estado positivo, todos os acontecimentos devem ter respostas científicas buscadas pela humanidade, e o conhecimento científico seria, desta forma, a única origem do conhecimento verdadeiro.
     A corrente do positivismo, por sua vez, sugere que a sociedade deveria ser organizada de forma que o poder espiritual não tivesse mais tamanha importância, e seu método é marcado principalmente pela importância da observação dos fenômenos. O pensamento positivista chegou ao Brasil e influenciou, por exemplo, o movimento tenentista da década de 1920, e até mesmo o atual lema da bandeira brasileira.
     O pensamento de Comte pode ser considerado, sob a óptica da atualidade, retrógrado em alguns pontos, porém suas ideias contribuíram de forma significativa para o avanço da sociologia, e até hoje tem influência em determinadas correntes científicas. Contudo, é de suma importância que se analise suas obras com olhar crítico, para que se possa colher aquilo que possa contribuir nos dias de hoje, e desprezar concepções que poderiam significar um retrocesso no presente, encontradas também na obra de Comte.

Gabriel Cândido Vendrasco - 1º Ano Direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário