Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

Sobre a compreensão viral e Baconiana

A “cura da mente”, percepção difundida pelo filosofo inglês Francis Bacon na obra “Novum Organum” pode apresentar intima relação com a atual busca pela cura do Zika vírus, por médicos do mundo todo, ainda que em âmbitos completamente distintos.
O paralelismo, se valida ao considerar o esforço pelo progresso, transformação orientada sobretudo pelo afastamento do conhecimento puramente contemplativo, e assim baseado na “interpretação da natureza” por meio da ação efetivada nas experiências pelo esforço continuo.
Igualmente ao declarado por Bacon, o labor medico-cientifico atual inova ao se colocar como guia da descoberta de novos caminhos. Não recusa os conhecimentos construídos até hoje, mas viabiliza uma nova exploração da ciência.

O curso tomado pela pesquisa médica, na atualidade, ratifica o pensamento Baconiano fundamentado na máxima “Saber é poder”, acima da concepção de superioridade, mas sim, uma caracterização de possibilidade de transformação, compreensão da natureza e de sua dominação guiado à prosperidade.
Rafael Varollo Perlati  1o ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário