Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

Senso Comum: a lente do preconceito

    Francis Bacon, em sua obra “Novum Organum” explicita sua teoria de que o conhecimento pleno é aquele que se atinge quando feito de modo empírico, ou seja, a partir da experimentação.  Bacon, traz também em sua obra uma crítica acerca do modo como os gregos construíram o pensamento filosófico, colocando a conclusão a frente da experimentação.
    O senso comum, é exatamente o contrário do que propunha o método de Bacon, e esse método formador de opinião é por vezes preconceituoso pois pode não captar a realidade tal como ela é, e sim mascará-la por ser observada a partir de uma perspectiva que não conta com a experimentação, como uma lente que ofusca e altera a visão de quem enxerga a partir dela.

    A disseminação do preconceito advindo do senso comum e os problemas sociais gerados por tal forma de julgamento, nos mostra como Bacon estava correto ao propor um método inovador para a época, e demonstra a atualidade e necessidade que sua forma de construir o conhecimento possui para que alcancemos um conhecimento embasado na experiência e livre da ideia de conhecimento apenas contemplativo.

Tawana Alexandre do Prado - 1º ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário