Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

Saber é poder (?)


O modelo moderno de educação se baseia em uma premissa simples: o professor lê, o aluno copia, vem à prova e pronto. Os alunos são instruídos para passar nos testes, provas, vestibulares, mas não para o mais importante: ampliar seu conhecimento e aprender. Ora, se o conhecimento é a base de qualquer perspectiva de sucesso, como este pode ser colocado em segundo plano no modelo de educação?
O livro “Novum Organum” publicado no ano de 1620 e escrito pelo político, filósofo e ensaísta inglês, Francis Bacon, trata da importância do conhecimento como forma de transformação e alicerce para a conquista do sucesso. Bacon considerava necessário a observação para se obter clareza pois a essência estava no interpretar. Deste modo, o conhecimento seria fruto da conciliação entre razão e experiência.
De acordo com o pensamento baconiano, para realmente se aprender é fundamental a prática e não só a teoria, diferentemente do que ocorre no modelo moderno de educação. Portanto, o ideal é que os alunos tenham oportunidades de pesquisar, de ter experiências e não só ler e escrever, sem absorver. Este pensamento já é aplicado em algumas escolas que adotam métodos diferentes de ensino para que cada estudante tenha mais autonomia e liberdade.
O documentário "Quando sinto que já sei" (vídeo abaixo) apresenta novas alternativas ao sistema convencional de educação. Raul Perez, jornalista e diretor do documentário, acredita como Bacon, que o conhecimento deve ter o propósito de transformação e não de opressão. "O ensino que temos hoje forma especialistas. Você fecha portas e cria cursos para a criatividade acontecer. Isso, de certa forma, é cruel. Se a pessoa tem muitas potencialidades, deve poder desenvolvê-las com liberdade", justifica.
"Saber é poder", a frase de Bacon revela como o conhecimento é a forma mais simples de triunfo. Gerar oportunidades para as futuras gerações desenvolverem suas múltiplas potencialidades é a chave para o progresso da educação e consequentemente do país.


(Isabela Rafael Soares - Direito Noturno - 1 º Ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário