Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2016

Posição equivocada

Com a filosofia moderna difundiu-se a necessidade de um saber pragmático, que gere frutos e utilidades para o homem. E para alcançar esses frutos, segundo Bacon, o homem tem o direito de explorar a natureza ao máximo, colhendo todo o que ela pode dar, pois este tem supremacia sobre o mundo por deter o saber.
Essa visão, contestada pela personagem do filme “Ponto de Mutação”,gerou ao longo dos séculos o uso desregrado dos recursos do planeta, o que causou danos irreparáveis para vida deste e de seus habitantes. Países mais desenvolvidos e industrializados são os maiores culpados por essa catástrofe, deixando pegadas ecológicas gigantescas, se o mundo consumisse como os EUA seriam necessários 4,5 planetas.
Seguindo a mesma linha de pensamento, faz-se uso das descobertas científicas sem contestar seus efeitos físicos e sociais. Perdeu-se a chamada ética na ciência, o único objetivo  é o desenvolvimento econômico e tecnológico. Como nas espécies de grãos transgênicos que são usadas indiscriminadamente sem saber seus efeitos a longo prazo no corpo humano e no equilíbrio do ecossistema.

Nas ultimas décadas os danos ecológicos ganharam maior destaque por atingir grandes proporções, porém não é o suficiente. As causas ambientais sempre são deixadas de lado quando vão de encontro a outros interesses. Enquanto o homem não perceber que é apenas mais um morador do planeta, não detendo qualquer direito a cima dos demais seres vivos, não será possível alcançar resultados para frear a destruição da natureza.
   Leticia Garozi Fiuzo- 1°ano direito noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário