Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2016

Ponto de revolução

A preponderância do individualismo em nossa sociedade serve à ordem de exploração do homem sobre o homem. Para se assegurar as estruturas desse sistema baseada na opressão entre os membros da família humana, é fundamental que se fragmente as relações entre os mesmos e as substitua pelas relações materiais - solidariedade, afetividade e compaixão, portanto, são conceitos revolucionários, uma vez que atacam diretamente essa ordem.

O filme "O Ponto de Mutação", do diretor austríaco Bernt Capra, questiona a mentalidade individualista da nossa sociedade enquanto faz uma aberta crítica ao modelo de pensamento newtoniano-cartesiano, que sobrepõe a razão a todas as formas de interpretação da realidade social. Tal método, revolucionário em seu tempo, falha ao tentar enquadrar as relações humanas em regras exatas e matemática.

A compreensão dos mecanismos de funcionamento da nossa sociedade é complexa por excelência e não pode ser enxergada sobre qualquer norma exata. Os interesses dos homens são volúveis e incertos - não há regra para o comportamento humano ou de suas civilizações. O mais longe que podemos chegar é apontar, como Marx, que, desde o surgimento da propriedade privada, os processos sociais tiveram como norte os interesses materiais.

A desconstrução da mentalidade individualista, bem como a interpretação sensível da realidade, nos conduz a uma caminho apenas: a revolução da nossa estrutura social.

Guilherme da Costa Aguiar Cortez - 1º semestre de Direito (matutino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário