Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

Ótica mecanicista



Ponto de mutação (“Mindwalk”) é um filme de 1990, baseado no livro homônimo, que ao longo de seu enredo discute diversos paradigmas presentes na sociedade, suas visões de mundo e seus efeitos na atualidade.

Uma das principais discussões presentes é sobre a corrente, iniciada por René Descartes, que desenvolve uma visão mecanicista sobre o planeta, ou seja, enxerga-se o planeta e seus componentes como parte uma máquina. E mesmo com quase quatro séculos de sua apresentação continua com forte presença e causando consequências em vários setores como: social, ecológico, cientifico, entre outros. Sendo seus efeitos mais latentes nas sociedades ocidentais

Quando compara o mundo com uma máquina (algo mecânico) e o analisa através desse paradigma tende-se a enxergar os seres vivos como máquinas também. Na ecologia essa consequência é devastadora, pois se passa atribuir características mecânicas a natureza, fazendo pensar que ela poderá se regenerar de forma infinita e rapidamente (como se fosse concertada) e que único objetivo é servir aos humanos.

Outra consequência é acreditar que os indivíduos são simples peças de uma grande máquina (a sociedade). Assim as pessoas são consideradas descartáveis e sem direitos individuais. Essa crença permite a base teórica para a formação de regimes com tendências autoritárias e que desejam a formação de comunidades desiguais e estratificadas.

Apesar de parecer que essa visão leva a ruína da sociedade essa visão quando foi proposta, no século XVII, revolucionou por propor um rigor cientifico o por alguns séculos permitiu consideráveis avanços. Atualmente ela não pode servir sozinha de base para ciência, mas não significa que está totalmente ultrapassada.

Quando se considera o funcionamento do mundo como uma máquina, criam-se precedentes perigosos que são capazes de justificar a extração sem regulação de recursos naturais, ações arbitrárias de Estado entre outras ações. Porém também quando foi proposto auxiliou em diversos avanços tecnológicos. Então essa visão não é sempre desastrosa, mas com as mudanças sofridas pelas sociedades a visão mecanicista tornou-se obsoleta quando utilizada como única fonte de conhecimento, o que não significa que ela possa ter utilidade quando usada de forma comparativa com outras metodologias para desenvolver novas pesquisas.   

João Pedro Costa Moreira

Aluno primeiro ano Direito noturno UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário