Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2016

O saber não deve ser poder, mas sim um dever de zelar pelo bem estar

A ciência possibilitou extraordinários avanços para a humanidade. Em todos os campos da sociedade, substancias transformações foram obtidas por consequência de pesquisas cientificas que se preocuparam em desmembrar os campos do conhecimento para melhor entende-los separadamente e dar uma finalidade prática a estes saberes, dentro do contexto mercadológico e capitalista. Essa visão “descartiana”, no entanto, não é eficaz para interconectar todas as frentes do conhecimento e não fomenta um desenvolvimento sustentável, uma vez que a ciência esta a mercê do capital.

Uma vez que a pesquisa tem um alto custo, é notável que os investimentos a pesquisa surjam no sentido de garantir retorno, alinhando-se a ideia de expansão mercadológica. Deste modo há uma enorme seletividade no conteúdo de tais pesquisas e uma perda de variedade nos temas abordados. Os principais estudos têm como financiadores grandes indústrias ou o setor militar.

Além da pouca variabilidade o avanço científico proveniente do modelo de pesquisa vigente, trás sérios impactos ambientais, uma vez que os recursos são extraídos do meio ambiente exaustivamente para atender as demandas industriais.

Esta ciência a serviço do poder também causa impactos sociais. Não há preocupação com os fins que serão dados a uma descoberta. O exemplo mais enfático é a física nuclear, que projetou o forno micro-ondas, que facilitou a vida cotidiana, mas também construiu as bombas atômicas que arrasaram o Japão.

O conhecimento tem que ser fomentado no sentido de convergir com a sustentabilidade. É necessário mudar a percepção humana de como se compreende a ciência. Não é mais viável um saber fragmentado e isolado. Todos os campos científicos são na verdade parte de um todo e devem ser enxergados como complementares e interdependentes. A ciência não pode ser enxergada como fonte de poder, mas sim como um meio de zelar pelo bem estar da humanidade. 

Lucas Tadeu R Efigênio - 1º Ano Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário