Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de março de 2016

O MÉTODO E OS NOVOS RUMOS DA FILOSOFIA

Todas aquelas esquinas do conhecimento e becos ideológicos em que estive por toda a minha vida e que me fazem ser crítico a Descartes também me impedem de negar sua contribuição. Seu método é no mínimo instigante e sua linha de pensamento é bastante interessante.
A busca pela forma correta de discernir a verdade é uma jornada percorrida por milhares de mentes todos os dias e que já foi trilhada mais milhões de vezes no passado. A tentativa de Descartes consiste em simplificar e criar um método exato de alcançar tal verdade.
O método consiste no princípio moderno da compreensão do mundo a partir do homem, a través da razão, ou seja, a racionalidade. Por meio de associações metafísicas, Descartes compreende Deus como único ser perfeito e que este concedeu aos homens a capacidade da racionalidade do julgamento. Isso deve ser feito de modo em que se supere a paixão (superstição, alquimia, mágica) e prevaleça a razão.
O método passa por uma perigosa negação total dos sentidos na busca pelo conhecimento, mas por outro lado, realoca a filosofia no caminho da instrumentalidade e não mais da esterilidade. 
Essa exaltação do modo cartesiano de pensar o mundo, embora negligencie aspectos fundamentais da própria natureza da alma e do pensamento que não podem ser impressas num método exato, encaminha a filosofia para sua função efetiva e real da própria transformação do mundo.

Mauricio Vidal Gonzalez Polino (1º ano - Direito Noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário