Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

Visão mecanicista X visão sistêmica



O filme "O ponto de mutação", do diretor Bernt Capra, nos apresenta uma nova perspectiva, um novo modo de pensar referente a humanidade, a natureza, enfim tudo oque nos cerca e nos compõe.
No filme há três personagens que são: uma física (Liv Ulmann), um político (Sam Waterston) e um poeta (Jhon Heard), estes três personagens se encontram ocasionalmente em uma cidade medieval na França e a partir deste desfecho iniciam uma conversa sobre suas experiências, no decorrer deste diálogo podemos notar uma abordagem mecanicista e uma abordagem sistêmica, falando do nosso mundo, dos nossos tempos.


Este filme faz com que pensemos na diferença que existe entre a visão mecanicista que imperou no mundo durante muito tempo com a visão sistêmica, a partir desse ponto surge uma discrepância, o método cartesiano de analisar o mundo, o dividindo em partes não funciona mais nos tempos atuais, o mundo é um todo e deve ser visto por completo, como a cientista disse "[...] claro que pode consertar uma peça, mas ela vai quebrar de novo em um segundo, porque ignorou oque se conecta a ela. Precisamos mudar tudo de uma vez, ao mesmo tempo " esta fala resume a visão sistêmica de ver as coisas.

Nos tempos atuais nossos governantes ainda tem uma visão mecanicista diante dos problemas da sociedade, tais eles como a fome, desemprego, criminalidade, talvez seja por este detalhe que nada se resolve por completo, eles tentam resolver o problema usando o famoso "jeitinho brasileiro", substituindo a peça danificada e não eliminando a causa do problema e evidentemente o problema retornara assim se tornando um ciclo vicioso. Para concluir vou citar, uma frase que esta presente na abertura do livro "o ponto de mutação" de Fritjof Capra. " Ao término de um período de decadência sobre vêm o ponto de mutação. A luz poderosa que fora banida ressurge. Há movimento, mas este não é gerado pela força... O 
movimento é natural, surge espontaneamente. Por essa razão, a transformação do antigo 
torna-se fácil. O velho é descartado, e o novo ê introduzido. Ambas as medidas se 
harmonizam com o tempo, não resultando daí, portanto, nenhum dano" (I Ching).

Ari D'antraccoli Neto - 1°ano Direito (matutino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário