Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

O Discurso do Método no mundo contemporâneo


     René Descartes, autor do texto conhecido como Discurso do Método, faleceu há mais de 3 séculos. Desta forma, é possível pensar que tal texto não tenha mais validade nos tempos atuais, devido às mudanças pelas quais a sociedade como um todo sofreu. Contudo, o Discurso do Método apresenta ideias que ainda podem ser aplicadas em alguns âmbitos trazendo benefícios, o que mostra que o pensamento cartesiano deve ser estudado, mesmo que mais de 350 anos tenham se passado desde a morte de Descartes.
      Como exemplo de ideia cartesiana que ainda pode ser utilizada na atualidade, pode-se citar a defesa de que a razão deveria prevalecer sobre qualquer espécie de dogma. Hoje, é visível que dogmas e doutrinas irracionais são muitas vezes levadas em consideração antes do uso da razão, fato que pode acarretar no surgimento de erros, injustiças e desigualdades, uma vez que a base para a tomada de uma decisão correta deve ser o uso da razão, antes da emoção ou do subjetivo. 
       Na sua obra, Descartes defende um ponto de vista racionalista, em detrimento do empirismo, uma vez que apoia que todo conhecimento deve ter como fundamento o uso da razão, e não da experiência e de percepções. Esta fator é, também, algo que deveria ser estudado hoje. O conhecimento empírico pode ser falho, e apresentar como verdade absoluta algo que não o é, uma vez que os sentimentos e a percepção são variáveis, dependendo de cada indivíduo. 
      Assim pode-se ver que, embora o Discurso do Método possa ser discutido hoje sob luzes de novos conhecimentos, apresenta diversas concepções que devem ainda ser analisadas, e talvez desenvolvidas, mostrando que Descartes trouxe à tona um tema que, após séculos, segue atual e de elevada importância para o desenvolvimento social.

Gabriel Cândido Vendrasco - 1º Ano Direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário