Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

O discurso do método e a atual juventude

     O discurso do método é uma das mais importantes obras de Descartes, e notoriamente tem grande importância no desenvolvimento do racionalismo. Na obra, o autor afirma que todos os homens apresentam-se em igualdade em relação a razão, por isso os diferentes caminhos percorridos pelo nosso pensamento seriam determinantes para a formação de nossas opiniões, deste modo descartes nos apresenta uma via, que segundo o mesmo, tem como destino um conhecimento seguro e escolhas pessoais racionais. Para isso, instrumentos como o criticismo, o autoconhecimento, a experiência de vida, e o foco são fundamentais para a razão humana.

     Entretanto hoje, quase quatrocentos anos depois da publicação do Discurso do método, a metodologia de descartes, fundamental ao pensamento racional humano, encontra-se distante da maioria da população. É fácil perceber isto principalmente nos jovens, fase da vida em que iniciam as tomadas de decisões próprias, e especialmente na escolha das carreiras a serem seguidas no vestibular. Atualmente, bombardeados por informações e opiniões sobre as diversas áreas de conhecimento, nem sempre corretas e geralmente superficiais, muitas vezes falta a crítica (dúvida) em relação ao que se absorve como verdade, tendo como resultado final, constantemente, a frustração de uma expectativa não correspondida. A falta de conhecimento acerca de si mesmo e a falta de experiencias vividas também são grandes responsáveis pela dificuldade na hora de se escolher seus caminhos futuros, afinal, é fundamental que se conheça as suas preferências, encontradas geralmente nas experiências para se fazer escolhas. por fim, o foco, que é fundamental para o cumprimento de metas, que hoje em dia dão lugar à zona de conforto e a evasão escolar.
     Assim, a pouca racionalidade da atual juventude na hora de se fazer escolhas, trazem consequências para toda a sociedade. os índices de evasão do ensino superior ultrapassam os 20%. evidenciando assim, que a o foco no pensamento racional, o ensino da filosofia e da sociologia e a leitura de descartes seja fundamental para a formação escolar.



Guilherme Soares Chinelatto - 1º ano direito (noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário