Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2016

Mudança na percepção

    O filme "Ponto de Mutação" retrata algumas problemáticas do mundo atual. Há uma forte crítica ao modelo cartesiano de Descartes, em que se analisam as partes de algo, e não sua totalidade, para solucionar algum problema, como em um relógio antigo, um exemplo dado no filme e que passa a ser o ponto de partida da discussão. O mundo está muito diferente desde a época em que foi lançada a teoria de Descartes. O avanço da tecnologia é assustadora. E para acompanhar essas mudanças é necessário analisar o mundo como um todo, em que tudo se encontra conectado. E para isso ocorrer é preciso uma mudança na percepção que temos dele. Essa é a chave que inicia o processo de mudança.
    Há muitos obstáculos que se impõem durante a discussão dos personagens. O mais emblemático é sobre o interesse x sustentabilidade. O exemplo dado no filme é o caso brasileiro de desmatamento da Amazônia para criação de pastos. Mas voltando na história do Brasil podemos perceber que há muitos anos atras já havia esse conflito. Podemos citar o exemplo do desmatamento da Mata Atlântica para o plantio da cana de açúcar, no século XVI. E trazendo para a nossa atualidade é possível colocar o exemplo da expansão da fronteira agrícola, que abre espaço para as plantações de soja. Um problema que ao mesmo tempo é tão antigo e tão atual.
   Boa parte desse problema é gerado devido a ganância do homem que prefere sacrificar o desenvolvimento sustentável para obter lucro. É mais "fácil" continuar degradando a natureza do que incentivar a mudança de hábitos da população.
   Outra discussão traçada no filme é sobre prevenção x intervenção. Atualmente o homem não procura solucionar os problemas procurando na raiz dele e buscando evitá-lo. Ao invés disso ele gasta dinheiro na procura de soluções para amenizar o problema depois que ele foi instalado. O exemplo citado no filme é o da medicina. Mas podemos lembrar de pesquisas para recuperar solos esgotados, ao invés de buscar uma forma de como não fazê-los chegar a esse ponto.
    Existem alternativas mais viáveis e com menores custos para evitar as problemáticas apresentadas no filme. Porém, para que isso ocorra é necessária uma mudança de percepção que as pessoas tem do mundo.

    Bruna Flora Brosque
    1º ano Direito - Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário