Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

Francis Bacon foi um filosofo e político inglês, principalmente destacado na ciência moderna por apresentar em sua obra, Novum organum sive, a sua consideração de melhor metodologia científica.

Entre os argumentos de bacon, o principal se encontra na crítica à “antecipação da mente” que condiz nos valores fixados no inconsciente que impedem os homens de colocarem em prova tais valores para a confirmação de sua veracidade e utilidade. Também defende a filosofia de que os olhos (percepção mais reflexão) em junção com a manipulação (experimentação) guiam a razão absoluta negando o processo inverso que era defendido por Aristóteles.

Bacon assim chegou a conclusão de que a filosofia tradicional não trouxe grande contribuição ao homem. E que apesar da questão religiosa não aparecer na obra desse filósofo, existe grande crítica aos “ídolos” como: a astrologia, a magia e a alquimia, por apresentarem falsas percepções do mundo.


As conclusões de Bacon se encontram muito claras na sociedade atual quando vemos a imposição de valores e obrigações pela, chamada por Bauman, sociedade liquida. Onde a informação é absoluta sem explicação, onde a propaganda é um guia sem motivo, onde o consumo é felicidade sem verdade.

Helena Lamante Scotton - 1° ano, matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário