Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de março de 2016

Francis Bacon e a Era da Informação


Francis Bacon, em sua obra "Novum Organum", destaca a superioridade do conhecimento produzido através da experiência empírica sobre a razão. Para ele, a falta da utilização da experiência nos induz a conclusões errôneas, ou seja, ocorre a "antecipação da mente".

Tal processo é conhecido por senso comum. Bacon defendia a tese de que esse, por basear-se somente em raciocínios e lógicas fabricados sem a influência do método empírico, traz resultados falsos.

Pode-se relacionar tal pensamento à contemporaneidade, a qual se encontra em seu auge tecnológico, em que há um alto fluxo de informações de forma instantânea. Como resultado, observa-se a propagação em grandes proporções de falso conhecimento, através de redes sociais e portais de notícias. A população, que não procura comprovar a informação que recebe, crê no que é dito e, além disso, contribuem para sua propagação.

Dessa forma, para combater tais conhecimentos irreais divulgados amplamente, deve-se sempre buscar provas verdadeiras sobre o tema mencionado de acordo com o método de Francis Bacon, baseado no conhecimento empírico.


Lígia Lopes - 1º Ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário