Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

Divergências entre a escolástica e o racionalismo

A obra de René Descartes "Discurso do Método", apesar de ser escrita no século XVII, apresenta muitos preceitos comumente utilizados na contemporaneidade, visto que foi o primeiro a expor a utilização de um método científico universal baseado na racionalidade humana. Uma de suas diretrizes é a de ter a firmeza das próprias ações, ou seja, baseado na razão saber diferenciar as diversas opiniões, a fim de que sigamos as mais lógicas ou as mais prováveis. Relacionando sucintamente a um acontecimento do século XV, apesar de ter ocorrido antes da obra de Descartes, sintetiza o seu preceito acerca da firmeza das ações pautada na razão, o ocorrido foi o descobrimento da América comandado pelo navegante genovês Cristóvão Colombo que baseado em prováveis suposições de uma diferente rota para chegar às Índias, seguiu uma hipótese lógica e a fez com determinação, conquistando não o objetivo primeiro, mas descobriu um novo continente.
O teólogo e filósofo escolástico São Tomás de Aquino explicita a unidade entre teologia e filosofia, a primeira seria uma ciência suprema, baseada nas revelações divinas e a segunda tem a função de demonstrar a existência divina com base na razão. No entanto, pode haver um conflito entre filosofia e teologia, caso a primeira, utilizando-se erroneamente da razão, proponha-se a explicar os enigmas do dogma religioso sem auxílio da fé. Descartes critica a escolástica, pois é fundada em ideais duvidosos e não sólidos, no entanto utiliza-se de Deus para alicerçar sua obra, pois, segundo ele, foi Deus o responsável da atribuição da característica racional ao ser humano, dando-lhe o livre arbítrio e a possibilidade de um raciocínio próprio, por conseguinte, o homem iria ser capaz de escolher suas próprias ações.

A busca pelo conhecimento deve ser uma interação com o mundo, visto que ao conhecer novos lugares e novas pessoas, proporciona ao homem uma troca de experiências e, consequentemente, o desenvolvimento de um pensamento próprio e crítico, baseado na moderação e na racionalidade. Hodiernamente, a sociedade mundial está parcialmente alienada, visto que, muitas vezes, deixa ser persuadida pelo modo de vida acumulativo, diversificado e capitalista, já que não possuem um critério metodológico.  Dessa forma, Descartes ficaria consternado, pois apresentou uma obra rica em conceitos e métodos racionais, a fim de incentivar a criação de um pensamento crítico, o que muitas vezes, leva à produção de conhecimento, no entanto não é o que vemos na realidade.

Douglas Torres Betete - 1º ano Direito (noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário