Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de março de 2016

Discurso jornalístico da direita mal esclarecida: ruptura com o pensamento cartesiano

A verborragia contemporânea enquadra-se no contexto midiático brasileiro. Sob uma rasa perspectiva de pensamento científico e reflexivo, a máxima irônica "Adote um bandido", expelida por certa jornalista de uma importante rede televisiva, edifica-se em pilares cuja construção é divergente ao exposto por René Descartes em sua obra O Discurso do Método, do século XVII.

Nesse sentido, o discurso, personificado em "moral provisória", exposto pela jornalista pauta-se, em geral, em falácias. A construção da opinião da jornalista contextualiza o senso comum, tão repudiado por René Descartes quando trata-se da busca pelo conhecimento científico, visto que o observador deve destituir-se do pensamento medíocre para, a partir da dúvida como processo metodológico, atingir o verdadeiro conhecimento. Sendo assim, a formulação de argumentos de baixa criticidade, como a defesa coletiva e a ineficiência do Estado, abordam uma óptica de pré-noções, concretizadas linguisticamente pelos sentimentos e emoções da autora; o que descaracteriza o caráter científico e verídico do exposto.

Seguindo esse raciocínio, a apresentação de uma perspectiva positiva acerca dos linchamentos promovidos pela sociedade representa a ineficiência da jornalista em vencer suas próprias convicções para atingir a verdade, uma vez que a paixão, oposta à razão, porta-se como construtora do discurso, assim como uma aranha tece sua teia. Desse modo, apesar da unicidade da verdade e apesar dos humanos possuírem a mesma capacidade de discernimento entre o certo e o errado, pode-se verificar a pluralidade de formas de se encaminhar a temática do justiçamento.

Portanto, depreende-se que o discurso jornalístico abordado, além de exigir a dúvida como passo para a construção da verdade, exige ser tratado como fomento para a busca do conhecimento, levando-se em consideração que o homem detém a explicação do mundo, pois é racional.


Luiz Henrique Garbellini Filho - 1º ano Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário