Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 26 de março de 2016

Crise do pensamento mecanicista



O filme “o ponto de mutação”, 1990, adaptação da obra literária de mesmo nome, de Fritijof Capra, aborda questões filosóficas muito atuais e traz reflexões profundas sobre o pensamento do homem em diversos momentos, a prisão às informações antigas sem perceber que os tempos mudaram. O próprio título sugere um momento histórico, de mudança, novidades, afastamento dos conceitos velhos estabelecidos.
No filme é abordado o pensamento mecanicista de René Descartes e Francis Bacon, que diz que o mundo é semelhante a um relógio e a natureza igual uma máquina, e para compreende-lo bastava desmontar suas peças e analisa-las. É abordado também o pensamento holístico, onde é investigado cada parte para se chegar ao entendimento do todo, dando ênfase às interações entre cada parte.
Há uma crise abordada no filme, pois, os problemas são ligados uns com os outros e o pensamento mecanicista trata cada problema como isolado, gerando uma falta de respostas para os problemas apresentados na sociedade moderna. Fica evidenciado que a verdadeira crise é a de ideias, na qual a ciência é tratada como específica, cada uma em sua função e não como um todo.
Por fim, considero um filme de grande valor àqueles que buscam novas formas de perceber e relacionar-se com a vida em toda a sua diversidade, pois é proposto uma nova visão de mundo, pensamento e entendimento da vida.
Carlos Roberto S. Nogueira,
1o ano Direito, Noturno  

Nenhum comentário:

Postar um comentário