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domingo, 20 de março de 2016

Como Francis Bacon pode nos ajudar a desenvolver nosso ensino superior?

Francis Bacon que viveu entre os século XVI e XVII, é aclamado por muitos como o pai da ciência moderna, e a medida que desenvolvia seu método de conhecimento “empírico dedutivo”, ele criticava a filosofia e sabedoria grega, que para ele, embora fossem fartas de palavras, eram estéreis em obras, ou seja, não proporcionavam o poder de domínio e de modificação ao homem. Além de que seu caráter especulativo, por ser fruto da “antecipação da mente”, ou seja, deduções próximas a realidade de seu pensador que não necessariamente o direcionam a verdade. Era então para ele, indubitavelmente necessário a observação e a experimentação, que são a base do novo método científico por ele apresentado. Assim para Bacon, que é um contraponto ao método de pensar grego, o conhecimento deve ser direcionado pelos resultados empíricos, com o objetivo final de aplica-lo ao mundo material.
E hoje, ao pensarmos na produção de conhecimento, que predominantemente ocorre dentro das universidades, é visível a necessidade de discutir algumas das ideias de Bacon em vista do futuro do ensino no país. A universidade por exemplo nasceu como um universo fechado e distante da população em geral, criando e experimentando sem um diálogo com a população em geral. Através dos anos a universidade vem abrindo-se e conectando-se mais ao mundo externo, as pesquisas produzidas neste ambiente atualmente geram mudanças e são aplicadas na vida das pessoas, porém é necessário que cada vez mais a universidade empodere e gere qualidade de vida a sociedade, tomando esta como sua função. Outra crítica, é a pouca observação da realidade na formação de conhecimento. Há uma certa distância entre a universidade e alguns setores populares, como por exemplo as camadas mais pobres e o governo, sendo entretanto de grande importância uma ampla análise destes para entende-los de forma profunda. E assim, no atual processo de formação, tomamos sensos comuns como verdades, devido à pouca aproximação e averiguação das questões do mundo em que vivemos.

Embora Bacon tenha nos apresentado a importância da observação para a construção do conhecimento e a sua utilização para a transformação da vida do homem, prosseguimos escondidos em nossas salas, longe da realidade e pouco transformando os ambientes ao nosso redor. Ademais vivemos a contradição de buscar o conhecimento para sermos mais críticos, porém não temos criticidade para colocar à prova o conhecimento adquirido. 

Guilherme Soares Chinelatto - 1º ano direito (noturno)

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