Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de março de 2016

Ciência social

Ao escrever o livro Novum Organum Francis Bacon reforça o método empírico como o único caminho para alcançar-se a verdade, objetivo final da ciência. Ao afirmar o empirismo o filósofo salienta a necessidade da não reflexão do pesquisador sobre a pesquisa. Isto com o intuito de evitar uma possível contaminação da pesquisa por conceitos prévios ou desejos do pesquisador. Mas o afastamento no caso das ciências humanas, nas quais estuda-se (dentre outras coisas) a sociedade na qual vive o pesquisador, é realmente possível?

O distanciamento da pesquisa, segundo Bacon, forja a garantia de que as vontades pessoais e opiniões do estudioso não macularão o objeto pesquisado. A verdade desta prerrogativa é palpável quando vista do prisma das ciências da natureza, uma vez que estas focam seus estudos em campos com uma menor aplicação na esfera política e social. Não havendo um envolvimento do pesquisador a chance de uma pesquisa tendenciosa, nesse caso, limita-se à ética do estudioso.  

Quando a mesma prerrogativa é aplicada à área das ciências humanas o conceito se confunde e se torna demasiadamente abstrato. Não se nega que há uma imensa probabilidade de o pesquisador das humanidades também buscar a confirmação de sua tese através de meios antiéticos. Mas até mesmo o estudioso mais bem-intencionado consegue, verdadeiramente, se afastar do seu objeto de pesquisa? Ou ao estudar um objeto tão inerente ao pesquisador, como a sociedade, se fada ao fracasso nesse ponto?

Por fim, no que diz respeito ao objetivo final da ciência, se ela gera frutos que não trazem retorno à sociedade, se encontra verdades estéreis, qual é o objetivo de alcança-las? Seria meramente a pesquisa pela pesquisa. O intuito de pesquisar é alcançar uma verdade baseada em fatos, mas se o objetivo é o conhecimento por si, sem um fundo social, principalmente nas ciências humanas, configura-se um saber vazio de significado. Esse esvaziamento de objetivo não pode ser potencializado pelo afastamento demasiado do pesquisador da função social se seu estudo?


 Lucas Barbosa Boscolo - 1º Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário