Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2016

Bem comum natural e social


Analisando o filme “Ponto de Mutação” trata-se, em suma, das variadas formas de compreensão do mundo, tendo como base diversos conceitos e ideologias, tais quais foram citadas na obra: Descartes, Bacon e Newton. Há três personagens principais, uma cientista, um poeta e um político, permitindo diversas perspectivas sobre um determinado assunto e ação e, também, semelhanças entre suas elocuções. Dessa forma, como foi dito na obra, a “percepção” é primordial nas ações e nas mudanças em cada indivíduo.
Os diversos problemas sociais, políticos, ambientais, econômicos e étnicos ocorrem devido à crise de percepção, em que há a predominância do individualismo na sociedade. Tal crise é ainda mais agravada pela cultura, educação e ideologias pré-estabelecidas que impedem oportunidades igualitárias para todos os indivíduos.
O modelo newtoniano-cartesiano explicita que o mundo é uma grande máquina mecânica. Já a ciência é fundamentada na mentalidade analítica e fragmentada. No filme, esses dois sistemas são criticados devido à mecanicidade e fragmentação de um cenário que é totalmente interligado e diverso, visto que vivemos em sociedade. A sobrevivência humana é ameaçada, muitas vezes, pela própria raça humana e só poderá ser mudado esse cenário quando houver a alteração de métodos e de valores que estão intrínsecos à nossa cultura individualista e materialista, o que está prejudicando ferrenhamente a fauna e a flora da Terra. Para ocorrer mudanças, devemos repensar em nossas atitudes e aplicar ações sustentáveis, holísticas e fraternas, para predominar a harmonia entre o ser humano e a natureza e, também, empregar ações que objetivem o bem comum da sociedade.

Douglas Torres Betete - 1º ano Direito (noturno)





Nenhum comentário:

Postar um comentário