Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

A visão sistemática da vida

      O filme "O ponto de mutação", dirigido por Bernt Capra, apresenta como tema central uma nova forma de enxergar e compreender o mundo, como um sistema, e não como partes isoladas. Os personagens principais do filme - um político, um poeta e uma física - debatem esta visão durante o filme, fazendo com que cada um destes acrescente novos pontos e novos questionamentos à pauta principal.
     A visão da vida e do mundo como sistemas que interagem entre si se baseia no principio de que tudo tem como fundamento conexões e relações. Desta forma, tal visão é oposta ao método Cartesiano, visto que este propõe que "disseque-se" cada objeto de estudo e analise-se suas partes separadamente, para depois compreender o todo. O pensamento de sistemas sugere que cada objeto, ser vivo ou mesmo problemas ao redor do globo devem ser analisados como parte de um sistema maior, que interage com outros sistemas, e portanto, não pode ser compreendido separadamente destes. No filme, tem-se como exemplo uma árvore: um cartesiano observaria a árvore dividindo-a em folhas, tronco, caule, e estudando cada uma destas partes. Já o pensador de sistemas enxergaria a árvore como parte de toda a floresta, para compreender sua natureza de maneira efetiva.
     As ideias trabalhadas em "O ponto de mutação" são, certamente, discutíveis, mas podem, se observadas cuidadosamente, trazer novas noções para o pensamento, e fazer com que, ao buscar compreender algo, não nos foquemos apenas no objeto de estudo em si, mas naquilo que o rodeia, para que tenhamos uma visão mais ampla e abrangente daquilo que nos cerca.

Gabriel Cândido Vendrasco - 1º Direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário