Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

A Vida não é um Sistema

             Tendo como principal tema, a busca por uma melhor percepção de mundo, o filme Ponto de Mutação vem para encarar os paradigmas sociais e científicos impostos a sociedade humana. E por meio do diálogo entre três personagens, o filme se desenrola, trazendo indagações às mais diversas situações cotidianas.
              O longa apresenta um engajamento profundo em torno das atuais concepções de mundo, criticando inclusive, as que foram impostas por grande pensadores, como por exemplo Descartes e seu método. Método este que analisa de forma mecanicista seu objeto de estudo, sem levar em consideração sua essência e suas relações, o que segundo a personagem Sonia, leva a males e perversidades contra a própria humanidade.
              Diante a este paradoxo, o trio tenta formular as mais diversas soluções, chegando na visão sistêmica do universo, em que se analisa as conexões entre os seres, e as consequências caso essas relações sejam rompidas. No mais, chega-se a conclusão do quão complexa a vida é, não podendo ser definida como um sistema, todavia as visões de mundo devem ser repensadas, para que se tornem mais humanas.                    
             Dessa forma, os problemas do mundo podem ser encarados a fundo, levando-se em consideração todos os afetados e como esses estão ligados entre si, deixando de lado os egoísmos, a dominação da natureza, o patriarcalismo e o detrimento das futuras gerações. Para que só assim seja possível estabelecer uma visão mais sustentável, respeitável e real da vida.

Caio Henrique Turco
Direito - Matutino
1° ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário