Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

A verdade conquistada através da experiência

Para o filósofo inglês Francis Bacon não existe maneira de se chegar ao conhecimento sem a experimentação, ideia conhecida como empirismo. O filósofo ensinava que os sentidos do homem são infalíveis e representam a fonte de todo o conhecimento válido, quando guiados pelo método científico.
Bacon criticava a ciência como mero exercício da mente, diferente de Aristóteles que fazia da experiência um elemento escravo da razão. Isso explica sua crítica aos gregos e à sua filosofia, pois esta não era comprovada pela experiência.
Outra teoria de bacon é a crítica dos ídolos. O filósofo chamou de ídolos aqueles obstáculos que confundem a mente humana, formam opiniões sedimentadas e preconceitos, impedindo conhecimento da verdade. Bacon classificou-os em quatro categorias: ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos do teatro e ídolos do mercado ou foro.
Em resumo Bacon possuía um pensamento inovador, fazendo parte da ciência moderna, onde ele buscava a verdade através da observação e criticava qualquer tipo de conhecimento que não derivasse da experiência.

São inúmeras as contribuições que o filósofo trouxe para a atualidade, seu novo método de pensar criou as condições para o progresso das ciências nos séculos posteriores, iniciando um processo de construção do conhecimento humano.

Talita Santos Lira, primeiro ano de Direito diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário