Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de março de 2016

A Superação da Natureza por Bacon

       Em vista de uma nova concepção do saber, Bacon formula em sua obra uma maneira revolucionária de se interpretar a natureza em sua volta, com o intuito de prevenir e acabar com as falsas percepções e generalismos, buscando-se a verdade pela experiência e observação.
       O teor ideológico de Bacon consiste no concretismo, este critica o exercício da mente como única forma de compreensão do universo, pois o imaginário e a antecipação de determinados conceitos influenciam negativamente no fazer científico, levando a equívocos e frustrações. E para que se evite isso é necessário ir além dos sentidos, além do pensamento, dando lugar ao praticismo e à observação dos fenômenos sociais e naturais.
       Entretanto, deve-se ter em mente que, a produção científica é incongruente com egoísmos, a ciência tem como solene objetivo o esclarecimento do fatos, em suma a verdade, e ser usada com fim próprio e sem humildade levará a inutilidade das descobertas e do saber.
       No que diz respeito a filosofia, a repudia a dialética aristotélica é clara na obra, já que esta, segundo o autor, corrompe o entendimento das ciências naturais e não contribui para o bem-estar em sua totalidade. Em contrapartida, a dialética para Bacon não dá todo o mérito para as ideias, e sim para a correlação do racional com o empírico, elementos em seu ver fundamentais para a formulação de uma sociedade e futuro melhores.
            É valido ressaltar também, outro fator distinto de "Novum Organum", este que se refere às influências, denominadas como ídolos por Bacon, bloqueadores da mente humana, presentes na natureza dos sentidos, na formação individual, nos relacionamentos pessoais, no comércio e nas crenças. Características essas que impendem na imparcialidade e reforçam preconceitos, estes impostos por determinada idolatria.
            Diante a essas singularidades da obra de Bacon, não é difícil perceber o quanto esses conceitos faltam e reforçam-se na contemporaneidade, os avanços tecnológicos, os problemas sociais, políticos e étnicos são exemplo disso. Instrumentos de facilitação são criados a todo momento, fenômeno da globalização, garantindo a evolução e a quebra de barreiras nas ciências como um todo, porém os atuais problemas globais mostram como a humanidade necessita melhorar a sua convivência racional e prática, em vista dos conflitos que já presenciou e ainda presencia. O extremismo e a influência das idolatrias ainda são um peso para o desenvolvimento, e mostram-se em processo, mesmo que fraco, de superação.

Caio Henrique Turco
1° Ano - Direito Matutino
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário