Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de março de 2016

A queda dos ídolos

A natureza e toda sua complexidade é o grande agente instigador do intelecto humano. Muitas mentes ao longo da história direcionaram seus esforços para compreender o mundo em todos os seus campos, entretanto Francis Bacon, em sua obra Novum Organum, preocupou-se antes com a maneira a qual tais respostas deveriam ser buscadas e propôs um método de pesquisa científico.

Muito do conhecimento que havia sido produzido até então era pautado na dedução intuitiva que 
decorria do método aristotélico, onde o intuito é encontrar a causa final de determinado acontecimento. Esse método, no entanto, pressupõe uma realidade antes de se comprova-la empiricamente. Desse modo, distorções e até mesmo interpretações errôneas podem ser produzidas e adotadas como referencial sem uma sustentação certificável.

Para Bacon esse exercício da mente, o qual associa-se a dedução intuitiva, como meio de buscar as respostas é falho, pois o intelecto humano é tendencioso quanto aos seus interesses e portanto impreciso na apuração dos fatos. Partindo dessa condição propõe-se um método denominado indução por eliminação, onde se parte de premissas básicas e notáveis da situação ou fenômeno pesquisado, depois são testadas empiricamente e experimentalmente possíveis explicações, para então eliminar o que não foi comprovado e lapidar logicamente o conteúdo desses estudos. Não há nesse caso a preocupação com a causa final do fato, mas sim com a interpretação e o entendimento do processo que levou a sua ocorrência.

Ao propor esse método, Bacon condena os entraves que em sua visão existiam ao avanço da ciência, os chamados “ídolos”, que dogmatizam o conhecimento e impedem uma apuração precisa dos processos. Para superar tais entraves seria necessário desenvolver novas técnicas que auxiliassem o intelecto a abstrair tais dogmas e melhor interpretar a realidade.

De modo geral a proposta de Bacon converge com o modelo de pesquisa científica contemporâneo em especial no que se refere à criação de técnicas para aferimento dos fatos e interpretação da realidade a partir da experimentação e não somente de concepções intuitivamente obtidas, ou pré-concebidas. Não  se pode fazer ciência com antolhos dogmáticos que inviabilizem uma visão crítica da realidade e é nesse ponto que mora a maior virtude da obra. A negação de "ídolos" que não se sustentam logicamente é o primeiro passo para se fazer ciência. 

Lucas Tadeu Ribeiro Efigênio

1º Ano – Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário