Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de março de 2016

A natureza a prova por Bacon.

  Um dos mais importantes fundadores da ciência moderna e Francis Bacon,nascido em 1561 em Londres ,foi responsável por introduzir na filosofia uma nova ética de pesquisa usando como fundamento a experiencia advinda da pratica e do raciocínio indutivo.
   A obra de Bacon e caracterizada como opositora ao pensamento dialético clássico   pois para ele os gregos usavam suas conclusões sobre a natureza para satisfazer as exigências da escrita ,outro fator que se opõem  e a pratica da ciência para o melhoramento da vida em sociedade e pela critica ao pesamento e conhecimento baseado no miticismo ,colocando a natureza a prova. 
  Para o autor o que impedia o homem de avançar no mundo do conhecimento eram os ídolos que são para Bacon noções falsas da realidade, e para combater esse falso pensamento deve se a identifica-lo para posteriormente fazer a desconstrução do mesmo.  
 Um grande exemplo do uso do empirismo como forma de conhecimento cientifico foi Mendel que  em seus experimentos cruzou durantes anos ervilhas chegando em uma teoria genética  que ate hoje e usada pelos cientistas,outro exemplo são as recentes descobertas que confirmam   as teorias de relatividade  de Albert Einstein . 
  O método de Bacon apresentou uma nova maneira de estudar os fenômenos e que a descoberta de fatos verdadeiros não depende mais dos esforços puramente mentais,mas sim da observação,da experimentação guiada pelo raciocínio indutivo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário