Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de março de 2016

A Informação como instrumento de mudança.

O Discurso do Método de Descartes revolucionou a maneira como a informação era obtida, analisada e verificada, essa revolução do pensamento inspirou gerações posteriores e a filosofia a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores influenciados por ele. No entanto se analisarmos seus contemporâneos, concluiremos que a grande maioria deles não tinha consciência do processo histórico de transformação pelo qual a sociedade estava passando na época, todo o tratamento dedicado à informação cientifica e filosófica se alterou, fazendo com que a sociedade ocidental evoluísse, no entanto grande parte dessa sociedade não sabia que estava mudando.
Nessa época, marcada pelo redescobrimento do homem e da natureza, Descartes se dedicou a estudar o “livro do mundo”, era um momento histórico no qual era necessário organizar as informações num sistema filosófico consistente. Descartes então especulou a existência de um método semelhante ao matemático que pudesse ser utilizado para reflexões filosóficas, e a partir desse questionamento empregou na filosofia a mesma ferramenta utilizada para lidar com números: a razão. Como ponto de partida propôs que se deve duvidar de tudo, para construir o pensamento filosófico desde a base. Ele queria livrar-se de toda informação adquirida antes de construir a sua própria pesquisa filosófica, como alguém que compra uma casa antiga e resolver demolir para depois construir uma casa nova, postulou que é necessário desmembrar um problema em tantas partes menores quanto seja possível, dessa maneira poderia partir do pensamento mais simples para alcançar o mais sofisticado.

Na contemporaneidade estamos vivendo, numa velocidade nunca observada antes, um processo de transformação do pensamento, e de mudança em como a informação é obtida e distribuída. Assim como o método de Descarte, a internet, que é o mais completo meio de comunicação já concebido pela tecnologia humana e é também uma nova formar do pensamento coletivo e de acesso ao conhecimento, está acelerando o processo histórico de transformação, no entanto se diferencia ao dar às pessoas a consciência das mudanças na sociedade. Analisar fatores que desencadearam mudanças no passado, serve de base para entendermos as mudanças que estão acontecendo no presente, não podemos prever o que acontecerá, mas podemos concluir que como sociedade estamos evoluindo.

Augusto César de Oliveira - Direito -  Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário