Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 26 de março de 2016

A importância da participação da cientista no dialogo



De um dialogo entre 3 personagens com naturezas distintas é que nasce o filme ‘ Ponto de mutação ’. A trama gira em torno do debate entre uma cientista, um politico e um poeta, os quais retomam assuntos atuais quanto ao contexto histórico do filme (década de 90), sendo a destruição do homem pelo homem(bomba atômica) um deles. No decorrer da obra cinematográfica, é perceptível a negação da atualidade que a cientista faz a partir das teorias cartesianas, as quais, em seu entendimento de mundo, trazem malefícios a sociedade atual.

Mesmo que haja um processo de reconhecimento por parte da cientista de que a teoria cartesiana sobre o método foi útil quando em sua introdução, ela vê a necessidade de que tal teoria seja superada na contemporaneidade, pois esta apresenta limitações e é nociva ao homem. O método cartesiano previa que o objeto de estudo (seja ele qual for) fosse simplificado e separado em partes para facilitar o entendimento do homem. Essa visão mecanicista, introduzida por Rene Descartes, encontra-se desatualizada, fato que comprova sua limitação, tendo em vista que há a apresentação, por parte da cientista, de que todos os objetos são partes de um sistema maior, sendo assim eles não podem ser vistos separadamente e, muito menos, serem simplificados para que o homem usufrua dos benefícios destes. Além disso, o processo é nocivo por que reafirma um pensamento presente na sociedade contemporânea: o funcionamento dos objetos como se fossem maquinas.

A contribuição da personagem Sonia, a cientista, enriquece o dialogo pois ela introduz pontos que são extremamente necessários de se debater na contemporaneidade: a revisão na percepção de mundo que o corpo social apresenta, ou seja, a superação da visão de que tudo apresenta-se como uma maquina. 

Ianca Tonin - 1° ano de direito matutino




Nenhum comentário:

Postar um comentário