Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2016

A fragmentação do conhecimento e o conhecimento fragmentado

  Por meio de discussões entre as personagens, o filme Ponto de Mutação apresenta, entre outras questões, uma crítica à visão de mundo fragmentada que predomina na atualidade. Tal visão ´´mecanicista``, derivada do pensamento de Descartes, seria a causa de uma ´´crise de percepção`` existente na sociedade.
 
  Segundo o filósofo, a medida que o ser humano divide o mundo em parcelas cada vez menores, sua análise sobre o mesmo se torna mais fácil. Contudo, como defende uma das personagens do filme, tal fragmentação dificulta um olhar mais amplo e completo sobre a realidade, isto é, uma análise que considere as relações e as conexões existentes entre as mais diversas áreas que a compõem. 
 
  Pode-se verificar tal dificuldade se considerarmos, por exemplo, o problema da segurança pública no Brasil. Nota-se a defesa, por grande parte da população, de medidas punitivas tais como a redução da maioridade penal, a pena de morte e a pena perpétua, que visam retirar o criminoso da sociedade sem, entretanto considerar o contexto histórico e social responsável pela degradação do individuo.
 
  É evidente que soluções como estas, fundamentadas em uma análise superficial do problema, dificilmente terão êxito. Por isso, faz-se cada vez mais necessária uma mudança na forma de enxergar o mundo, de modo a superar a fragmentação do conhecimento e, assim, evitar o conhecimento fragmentado.

Gabriel Henrique Bina da Silva - 1ºano, matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário