Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de março de 2016

A experiência como guia para o conhecimento

Na obra “Novum Organum” Francis Bacon descreve seu método científico, pautado no empirismo. Segundo Bacon, as experiências devem regular a razão para se atingir o conhecimento. Para Bacon, a mente humana precisa ser regulada por mecanismos empíricos, caso contrário, ocorre o que ele classificou como “antecipação da mente”, que seria o intelecto humano baseando-se em ideias pré-concebidas e que não possuem embasamento científico.
     As ideias de Bacon tiveram grande importância para a ciência e permanecem muito atuais. O baixo nível dos debates políticos observados nas redes sociais é um exemplo que reforça a teoria baconiana de que a mente humana, quando se limita a aceitar ideias prévias, baseadas no senso comum ou em outros “ídolos”, não produz conhecimento válido para melhorar a condição humana. O pensamento de Bacon de que “saber é poder” também é muito atual, uma vez que o conhecimento científico é cada vez mais usado não apenas para conhecer a natureza, mas também para exercer controle sobre ela.
     Pode-se dizer que se o método baconiano fosse mais difundido e seguido pelas pessoas, o mundo certamente estaria em um estágio de desenvolvimento superior ao atual, uma vez que haveria menos preconceitos e ideias inconsistentes com a realidade, e mais conhecimento científico voltado para o progresso humano. Teríamos menos problemas e mais soluções.


                 Rafael Carpi Baggio , 1° ano de Direito (diurno)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário