Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 9 de agosto de 2015

Weber : Sociologia Ampliada

Max Weber, considerado o pai da Sociologia ao lado de Durkheim,  foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento e funcionamento do capitalismo e da burocracia. Sua obra marca uma das principais  tendências das ciências sociais, orientada para a compreensão do sentido da ação humana. O objeto da sociologia, para Weber, é o sentido da ação individual, que deve ser buscado pelo método da compreensão ou apreensão da totalidade de significados e valores. Defendia a neutralidade cientifica, porém, não  sendo possível  alcançá-la,  reconhecia a parcialidade do observador em relação às premissas, mas  a exigia   quanto à análise e conclusões. Nega a existência de uma só causa para o  entendimento, interpretação e explicação dos fenômenos socais, pois destaca a convergência da ação em  duas ou mais das esferas que compõem  o todo social- econômica, política cultural religiosa, e outras .Estendia este  pensamento a toda ciência , uma vez que compreendia não ser o cientista (observador) capaz de apropriar todos os fatores que influenciam na compreensão de um fenômeno social ou natural, sendo ,assim, sua conclusão suscetível de ser refutada ou aperfeiçoada por outro cientista.Várias são as obras de Weber,destacando  os mais diversos  campos da vida social.
Em “Economia e Sociologia”, entende que as formas coletivas devem ser analisadas  a partir de bases individuais,opondo-se ao holismo metodológico.Para ele a ação é comportamento humano com significado subjetivo; ao ser esta ação realizada em relação a outro indivíduo passa a ser ação social.São quatro as ações sociais: as relacionadas a objetivo e valor e as ações afetiva e tradicional.Na visão de Weber , a Sociologia é essencialmente interpretativa( hermenêutica) ,buscando  compreender o significado dos motivos que os próprios indivíduos atribuíam as suas ações.
Ele estudou e comparou  as diferentes religiões do mundo, proporcionando a descoberta da especificidade do racionalismo moderno,desvendando suas origens e características,bem como destacando o papel das religiões neste processo.Em “ Ética Protestante e Espírito do Capital”, Weber mostra o capitalismo como uma ética de vida, uma orientação na qual o indivíduo tem na dedicação do trabalho e na busca  metódica da riqueza um dever moral.Ainda desenvolvendo seus estudos sobre o capitalismo, Weber  o insere num amplo processo de racionalização da cultura e da sociedade,  como uma das expressões da racionalidade da vida moderna no Ocidente, assim como a política , o direito , a ciência, etc. Na Política, Weber teoriza sobre dominação e seus  3 tipos : o legal, o carismático e o tradicional.Ao preconizar que o exercício do poder envolvia a necessidade de  legitimação da ordem política, com sua institucionalização por meio de um quadro administrativo,Weber lançava os fundamentos da Sociologia Política contemporânea .No Direito, sua apreciação do setor jurídico na vida social se estendeu também  à ordem política e à ordem econômica , destacando que a evolução do direito formal foi essencial para a burocratização do Estado, bem como para a consolidação de uma economia de mercado.Weber foi um dos precursores do direito positivista.
Ainda que semelhante ao pensamento marxista de que as lógicas da   produção ,do trabalho e da riqueza envolviam o mundo moderno numa jaula de ferro, tornando  os homens em especialistas sem espírito  e gozadores sem coração, Weber era contrário à   ideia  de que as desigualdades sociais  derivassem  apenas  de fatores  econômicos, defendendo  que as hierarquias e distinções sociais obedecem a lógicas diferentes nas esferas econômica, social e política. Sob o aspecto econômico,  as classes sociais seriam  diferenciadas consoante as oportunidades , escalonando os indivíduos em grupos positiva ou negativamente privilegiados. No aspecto social, indivíduos e agrupamentos sociais seriam  classificados  de acordo com  atributos de valor,  originando  grupos de diversos  status. E por fim ,na lógica do poder,  os indivíduos  se agregariam  em diferentes partidos políticos .Cada um deles, portanto, criando diferentes tipos  de ordenação, hierarquização e diferenciação social.

Max Weber foi, dentre os autores fundadores da sociologia,  um dos      que mais abarcou  reflexões  às  mais diferentes áreas da vida social. Tratava  de temas tão distantes como a música e  relações agrárias,  condições psicofísicas do trabalho e  bases do imperialismo,  papel da ciência no mundo moderno e  origens do capitalismo,  papel dos profetas e dos mercados e outros. Somente em sua  obra póstuma Economia e Sociedade, apresenta uma  enorme erudição ao  dissertar ,com densidade, assuntos como  metodologia, economia,  política,  direito,  religião,  estratificação social,  nacionalidade,  cidades e  grupos sociais, ampliando, sobremaneira ,os horizontes da Sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário