Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Valores que condicionam o agir

        Max Weber considera a sociologia a ciência da realidade e, para tal efeito, seu estudo é pautado na ação no ator social. Esse indivíduo tem a possibilidade de escolher um valor para sua ação, que pode ser de quatro tipos: ação racional por um objetivo, ação racional por um valor, ação afetiva ou emocional e ação tradicional, nas quais o juízo de valor é o ponto inicial na execução de uma ação.
       Desse modo, todo agir humano é fruto de uma valoração escolhida pelo ator social, baseada em um dos possíveis valores que o condicionam. Weber analisa a ação do ator social a partir desse valor que este escolhe.
      Assim, embora o agir humano seja de difícil entendimento, no caso de uma ação movida por uma emoção, na obra de Gustave Flaubert, “Sentimento do Jovem Werther”, o jovem em questão comete suicídio por não ter o amor de sua amada. Nessa situação, a condicionante emotiva, em relação a uma desilusão amorosa o leva a tirar sua própria vida, de forma tão efusiva em casos de ações sem tomada de consciência por ciúmes ou traições.
     Um exemplo que pode definir a ação racional por um objetivo, tem-se na atuação do personagem João Romão, da obra de Aluísio Azevedo, “O Cortiço”, que com intuito de aumentar as casas pertencentes ao cortiço de sua propriedade, finge ter um caso amoroso com  Bertoleza. Esta, acredita ter conseguido sua carta de alforria por meio dele, mas, na verdade, o proprietário em questão, emprega o dinheiro da escrava na construção das novas casas do local citado. Nesse caso, a ação do ator social, representado por João Romão, foi movida pelo seu objetivo, quase que patológico, de enriquecer, a qualquer custo.
       A ação racional movida por um valor pode ser explicada com um caso de jovens que, com intuito de saudar seus valores cívicos e religiosos, fazem parte do Estado Islâmico, mesmo tendo conhecimento dos riscos de vida que tal opção movida por esse princípio os proporcionará.
     As crenças, costumes e a cultura a qual um indivíduo possua são fatores também utilizados no momento de agir deste ator social. Weber considera que tais quesitos são influência na decisão para executar uma ação. Assim, a ação tradicional é determinada por um costume, ou hábitos que se tornaram inerentes ao indivíduo que os coloca em prática. Como um fiel a sua religião, age de acordo com os valores que a caracterizam, e as toma como um “norte” para sua vivência.
     A atuação do ser social é movida por algum valor que provem de sua própria consciência. Quino, cartunista criador de Mafalda, o coloca na seguinte situação, os valores humanos,opções de um determinado agir. 















Gabriela Cabral Roque
Introdução à Sociologia
1º ano- Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário