Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 9 de agosto de 2015

Sociedade de influência

“Uma transformação lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida.”                                                               
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço

     Em O Cortiço, escrito no século XIX enquanto vigorava o pensamento naturalista e determinista, o personagem Jerônimo passa por uma notável transformação quando chega ao ambiente em que todos os instintos são aflorados.
     Max Weber discorda disso, ao afirmar que o meio não determina, mas influencia as ações do indivíduo, ele foca na atitude do ser humano, mesmo que o foco esteja na coletividade, ou nas instituições.
     Segundo ele, deve-se analisar os atos das pessoas levando em consideração o ambiente em que vivem e em que foram criados, pois esse formaria e consolidaria sua moral e seus costumes, e estes definem como se pensa e se age em sociedade.

     Os valores transmitidos pela família moldam o ser, por isso devem ser considerados seja qual for a situação analisada. O psicológico, as experiências e as paixões humanas contam muito mais do que aparenta. Por isso a crítica ao materialismo histórico em que tudo relaciona-se apenas ao econômico, o que tornou o marxismo uma ideologia, daí a crítica ao dogmatismo dessa teoria, que passou a afirmar que o capitalismo seria a única força de coerção sobre os indivíduos e não apenas uma destas. 

Ana Flávia Rocha Ribeiro
1º ano Direito Diurno 
Aula 9






Nenhum comentário:

Postar um comentário