Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O individualismo metodológico



     

       Um jovem se propõe a alistar-se no Exército de seu país. O que o levaria a tomar tal atitude? Seguindo o método durkheimiano, poderia se concluir que tal atitude é um fato social: independe do jovem, diz respeito a seu agir em sociedade de acordo com coerções. Talvez, entretanto, essa análise seja insuficiente. Será que a sociedade é responsável por todo agir do homem? Os homens não possuem valores próprios?
            Max Weber, nascido na Alemanha em 1864, considerado um dos maiores sociólogos de todos os tempos, defendia o individualismo metodológico. Sabia que era impossível fazer uma análise totalmente neutra, sem atribuições pessoas, mas  utilizava seu método de  maneira rigorosa para se atingir a verdade. Segundo Weber, é difícil encontrar objetividade total nas ações porque os seres humanos possuem valores – não agem simplesmente e somente por  causa de forças coercitivas sociais, mas por valores e ideologias individuais, a partir das  ações sociais. Weber as classifica em 4: ações sociais relacionadas a um; ações racionais relacionadas  a valores; ações emotivas; ações tradicionais.
            O jovem abordado acima, na concepção de Weber, não agiria somente por coerção da sociedade: ele pode ter individualidades que justificam sua ação – ela poderia ser classificada como ação racional relacionada a valores: o jovem age racionalmente, faz uma escolha, mas segue seus valores para isto, toma sua decisão estando ciente dos possíveis prejuízos. Os jovens criminosos, como um exemplo mais atual, cometem seus crimes não somente em função de forças sociais – questão da Maioridade Penal – mas segundo questões individuais. É necessário ser feita uma análise mais profunda, não apenas focar na superficialidade.
            Weber, como critica ao Positivismo, defende que as leis que regem os fenômenos sociais não são o fim da análise sociológica, mas apenas parte da busca pela verdade. As ações sociais, também, não devem ser submetidas à dogmática do materialismo histórico, que prioriza as relações entre  classes em detrimento ao individualismo compreensivo.


O homem se vê acorrentado por toda parte
Seus valores não podem o libertar?
Não é responsável pelas ações?
não vai se acorrentar
alinhar
alienar



 Alexandre Bastos
1º ano - Direito Diurno
Aula - Max Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário