Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Indivíduo em foco

  O método de análise sociológica proposto por Max Weber é um estudo que considere que mesmo quando entendido o coletivo, esse é formado por um conjunto de ações de indivíduos, não esquecendo que a ação social, assim, é movida por valores e determinada por um sentido. Desse modo, propõe o foco nas decisões e ações dos indivíduos, entendendo cada um na sua individualidade e não como meras partes do grupo social. 
  A partir disso, propõe, dialogando com Marx, que a luta de classes é sim uma realidade, mas que não é a única existente, há também a luta de etnias, gêneros, etc. Mostrando que o fator econômico é inegavelmente importante, porém não determina o papel do ser na sociedade, sendo assim uma análise superficial, que ignora todas as lutas das "minorias" na busca de direitos. 
  Portanto, para que o estudo sociológico seja efetivo, Max Weber sugere que haja a criação de um Tipo Ideal, algo que não exista, sendo pautado em algumas teorias, correspondendo não a um dever-ser, mas ao objetivamente possível. O Tipo Ideal é uma ferramenta que auxilia na pesquisa, de maneira que a verdade científica é atingida através de sua comparação com os fatos visando entender a realidade em que se está inserido. É importante enfatizar que o Tipo Ideal nunca converge com a realidade, senão a teoria seria totalmente satisfatória para explicar a sociedade. 
  A metodologia proposta por Weber, então, é uma análise que se aproxime do indivíduo, partindo das teorias gerais para a compreensão das relações sociais junto a elas e, finalmente, para a situação dessas no contexto histórico, olhando o passado e tentando prever o futuro. 

Giovana Galvão Boesso
Direito- diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário